artigos

BAFF 2008 (Julho 08)
Primeira reportagem publicada sobre o Festival de Cinema Asiático de Barcelona (BAFF, segundo a denominação em inglês), um certame com a mesma idade do FEFF de Udine. A 10ª edição teve um foco sobre a cinematografia de Hong Kong. Por Jordi Codó.

Sitges 2007 (Dezembro 07)

Regresso a Sitges e a um festival de fantástico e terror na melhor das formas. Quase quarenta filmes, com um bom número de títulos de qualidade e de grande força visceral, com base em ingredientes clássicos, rejeitando pós-modernismos. A Ásia não terá apresentado os melhores títulos, mas não faltaram nomes fortes: Kitano, Miike, Otomo, To ou Park Chan-uk.

Quem Lê Sobre Cinema em Portugal (Outubro 07)

Pergunta retórica no contexto do fim da única revista de cinema editada em Portugal com periodicidade mensal e com distribuição alargada: a Premiere. Não há leitores em Portugal que suportem duas ou três revistas de cinema? E há operadores, distribuidores e exibidores, que as desejem ardentemente para publicitar os seus produtos?

IndieLisboa 2007 (Junho 07)

Primeira análise detalhada ao Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa que, entretanto, se tornou o maior festival de cinema de Portugal. «Love Conquers All», da Malásia partilhou o Grande Prémio com o Argentino «El Amarillo». O realizador japonês Aoyama Shinji esteve em Lisboa para apresentar uma retrospectiva da sua obra, no âmbito da secção Herói Independente, tendo sido também membro do júri.

Fantasporto 2007 (Abril 07)

O grande vencedor desta edição foi «O Labirinto do Fauno», de Guillermo del Toro, mas «The Host» deu o prémio de realização a Bong Jun-ho. Outros títulos asiáticos apresentados foram «Paprika», «AAchi & SSipak», duas longas de animação, do Japão e da Coreia, «Time», de Kim Ki-duk, e «Hana», de Kore'eda Hirokazu.

O cinema coreano tem qualidade, entretenimento e diversidade (Fevereiro 07)

Entrevista a Jay Jeon, um dos fundadores do PIFF e produtor de «Peppermint Candy» e «Oasis», no âmbito do LIFFe de 2006. Por Blaž Križnik.

LIFFe 2006 (Outubro 06)

Análise ao Festival Internacional de Cinema de Ljubljana, na Eslovénia, com incidência quase exclusiva sobre a selecção de filmes do continente asiático. Por Blaž Križnik.

Entrevista a Kim Tae-yong (Outubro 06)

Excerto preliminar de uma longa conversa com o realizador coreano Kim Tae-yong, realizada em Seul, em Agosto de 2006, onde se abordou o seu último filme, «Family Ties».

Entrevista a Moon So-ri (Outubro 06)

Excerto preliminar de uma longa conversa com a actriz coreana Moon So-ri, realizada em Seul, em Julho de 2006, onde se abordou o seu último filme, «Family Ties».

Sitges 2006 (Outubro 06)

Depois das edições de 2002 e 2003, voltamos a publicar uma análise ao maior festival europeu dedicado ao cinema fantástico, onde as cinematografias da Ásia têm merecido atenção cuidada, seja nas selecções oficiais ou a nível de retrospectivas. Texto de Jordi Codó, que esteve em Sitges como correspondente Cinedie Asia.

JIMMF 2006 (Setembro 06)

Sob o mote da interacção entre música e cinema, o Jecheon International Music & Film Festival realizou em 2006 a sua segunda edição. Jecheon situa-se a duas horas de Seul e um dos trunfos do festival são as projecções e concertos nocturnos junto a um lago. Uma excelente forma de passar algumas quentes noites de Verão.

PiFan 2006 (Agosto 06)

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Bucheon comemorou a 10ª edição depois de um ano de crise e boicotes da indústria cinematográfica. Apesar de ter sido possível ver bons filmes, lamentou-se a ausência de legendas nos ciclos Shin Sang-ok e Ishii Teruo e em outros filmes, bem como as gralhas no guia que diziam o contrário.

SICAF 2006 (Julho 06)

A 10ª edição do Seoul International Cartoon & Animation Festival realizou-se no final de Maio. O filme português «História Trágica com Final Feliz» saíria vencedor na categoria de curtas-metragens. Mais uma análise extensiva Cinedie Ásia.

GFFIS 2006 (Junho 06)

Registo da breve passagem pelo Green Film Festival in Seoul, um evento concentrado em questões ambientais, onde se discutem questões muito sérias, mas também se vêem bons filmes.

JIFF 2006 (Maio 06)

Análise à 7ª edição do Jeonju International Film Festival, dedicado ao cinema independente e digital. O primeiro trabalho realizado no decurso de uma estadia de alguns meses na Coreia do Sul, com o objectivo de aprofundar conhecimentos sobre o cinema local e contribuir para expandir a sua divulgação em língua portuguesa.

Fantasporto 2006 (Março 06)

O cinema europeu ganhou os dois prémios principais desta edição do Fantasporto: «Frostbiten» (Suécia), no Fantástico, e «Adam's Apples» (Dinamarca), na Semana dos Realizadores. «Lady Vengeance» e «The Bow» destacaram-se no Orient Express, numa edição onde se antestreou «3... Extremos» e «Dumplings».

Fantasporto 2005 (Fevereiro 06)

Comentário em modo flashback, com um ano de atraso, à edição comemorativa dos 25 anos do Festival Internacional de Cinema do Porto.

Udine 2005 (Junho 05)

Análise à 7ª edição do Far East Film Festival de Udine. Perto de 40 filmes e a cobertura de diversos encontros com cineastas, da China, Coreia do Sul, Japão e Filipinas. O texto está dividido por cinematografias regionais: China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas e Malásia.

A Coreia Fantástica no Porto e a Crise de Bucheon (Março 05)

Por ocasião do Fantasporto, análise da crise do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Bucheon, em conversa com duas das ex-programadoras, Ellen Kim e Creta Kim, e com o novo director de programação, Jeong Cho-sin. Espaço também para falar de «Fighter in the Wind», com o realizador Yang Yung-ho.

Festival de Cinema Asiático de Lisboa 2004 (Novembro 04)

Cinco embaixadas de países asiáticos em Portugal escolheram nove filmes para a 1ª edição deste festival, que decorreu no cinema São Jorge, em Lisboa, no final de Outubro.

Udine 2004 (Junho 04)

A 6ª edição do Far East Film Festival (FEFF) de Udine, Itália, em análise. Perto de 40 filmes e a cobertura de quatro encontros com cineastas, incluindo Johnnie To Kei-fung & Wai Ka-fai, Kang Je-gyu, Zhou Xun & Li Shaohong e Lee Eon-hee. O texto está dividido por cinematografias regionais: China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Filipinas.

Sitges 2003 (Janeiro 04)

Reportagem sobre a 36ª edição do Festival Internacional de Cinema da Catalunha. Este ano houve um dia dedicado à Coreia do Sul e uma retrospectiva de cinema japonês contemporâneo. Cerca de 30 páginas de texto (em bruto), focando 43 filmes, ilustradas por mais de 8 dezenas de imagens. Especiais sobre Dia da Coreia, Fórum: Coreia, Cinema Explosivo, Miike Takashi, Fórum: Cinema Japonês Contemporâneo e Asano Tadanobu.

Zatoichi - Conferência de Imprensa com Kitano, em Paris (Outubro 03)

Kitano Takeshi deu uma conferência de imprensa, no dia 13 de Outubro, no Hotel Bristol, em Paris. A equipe Fantastikasia cobriu o evento para ambos os sites.

Zatoichi - Master Class com Kitano, em Paris (Outubro 03)

Kitano Takeshi deslocou-se à Fnac St. Lazáre, em Paris, para uma "Master Class", em conversa com o seu público, sob a coordenação da revista Ciné Live. A equipe Fantastikasia cobriu o evento para ambos os sites.

Wong Kar-wai's Chinese Odyssey (Outubro 03)

Um contributo para o site francês Hong Kong Cinemagic (em inglês), onde discorremos sobre os temas do realizador Wong Kar-wai e o modo como estarão mais vincados no filme «A Chinese Odyssey 2002», realizado por Jeff Lau Chun-wai e produzido por Wong. Uma versão em português (literal ou mais extensa) deverá surgir futuramente nestas páginas.

Na Galáxia de Johnnie To Kei-fung (Maio 03)

Entrevista ao mais dinâmico cineasta de Hong Kong, um nome incontornável das filmografias do território principalmente a partir da criação da produtora Milkyway Image. Acresce perfil e filmografia.

Deauville 2003 (Março 03)

A 5ª edição do Festival de Cinema Asiático de Deauville distinguiu o filme «Blind Shaft» com a maioria dos prémios. Fomos até à vila da Normandia e trouxemos o relatório detalhado, com cobertura dos filmes e das sessões de apresentação e encerramento, ilustrado com dezenas de fotografias.


Textos cinedie.com:

Fantasporto 2004 (Abril 04)

Neste ano não passámos muito tempo na Cidade Invicta. Foi possível assistir a um punhado de filmes da Coreia do Sul sem muito interesse - «Acacia», «Tube» e «H» -, mas foi também o ano de «A Tale of Two Sisters» - que poderá não ter despertado grandes paixões na audiência, mas seduziu o júri que lhe atribuíu o Grande Prémio.

Fantasporto 2003 (Março 03)

A selecção de títulos do extremo-oriente foi morna, com excepção de «A Snake of June», de Tsukamoto Shinya. Foi o ano dos coreanos «2009 - Memórias Perdidas» e «Volcano High», que entretêm, mas também dos fiascos «Say Yes» e «Elysium».

Sitges 2002 (Outubro 02)

Análise ao Festival Internacional de Cinema da Catalunha, com especial atenção dada à selecção de cinema asiático, integrando uma secção própria (Orient Express), a que acresceram títulos apresentados em outras secções oficiais, como a dedicada à animação e uma retrospectiva a Miyazaki.

O Canale da Qultura - RTP2, Parte 2 (Agosto 02)

Reflexão sobre o serviço público, num momento em que pairava a ameaça da extinção de um dos canais (acreditaram os mesmos que acreditaram na suspensão da construção do Aeroporto de OTA ou do TGV), a propósito de mais uma exibição no Canal 2 de um filme de Hong Kong («Wong Fei-hung/Once Upon a Time in China», censurado e dobrado em inglês. A kultura é muito bom e kada vês mais.

Fantasporto 2002 (Março 02)

Esta edição do Fantasporto apresentou a série Love Cinema, incluindo o fabuloso «Visitor Q», de Miike, o horror japonês de «Inugami», «Séance» e «St. John's Wort», e filmes da Coreia do Sul, como «I Wish I had a Wife», «Friend», «Sorum», «Pisces» e «The Butterfly», entre outros.

Fantasporto 2001 (Março 01)

Em 2001, o Fantasporto apresentou uma excelente retrospectiva sobre o cinema moderno sul-coreano. De entre os 13 títulos projectados, visionámos «The Isle», «Memento Mori», «Happy End», «Tell me Something», «Nightmare», «Whispering Corridors», «Kilimanjaro» e «Ghost in Love». Do Japão, tivemos «Audition», de Miike Takashi, e a prequela de «Ring», «Ring 0: Birthday».

Mononoke, o Espírito da Dobragem (Julho 00)

Lamento amargo sobre a dobragem de um filme que devia ser respeitado como a grande obra de cinema que é, ao invés de ter sido distribuido por meio mundo, incluindo em territórios onde tradicionalmente os filmes são legendados, dobrado em inglês, como se se tratasse de uma fita para crianças pequenas.

Made in H.K. - Mostra de Cinema de Hong Kong 1996/98 (Dezembro 99)

Um grande happening e motivo de júbilo para os 20 fãs de cinema asiático de Lisboa, a mostra teve lugar no final de 99 (o nome da restrospectiva revelou-se algo irónico...) Foi notório que esses fãs convidaram mais alguns amigos para algumas sessões (as que tinham mais de 20 pessoas). Devia-se repetir todos os anos. Mas, para que público?

Fantasporto 1999 (Março 99)

Cobertura muito pobrezinha do festival - ainda assim, sempre com espaço para reclamações - porquanto se refere apenas a um fim de semana e pouco mais. O único filme asiático visionado foi «Jin-Roh», mas este ano foi também apresentado «The Quiet Family», que venceu a selecção FantAsia (que teve aqui a sua segunda edição e depois foi esquecida).

Fantasporto 1998 (Março 98)

A primeira cobertura do Fantasporto feita por Cinedie foi muito modesta - para não dizer miserável ou uma lástima -, correspondendo a três ou quarto dias do festival, concentrados no Auditório Carlos Alberto, para poder assistir a alguns títulos de gore italiano. Filmes asiáticos visionados: apenas o pouco interessante «Birth of the Wizard» e o estimulante «Fudoh».