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Estreias em salas de cinema 7/09/03

Hero
The Eye
Memento Mori.
Spring, Summer,...
Daft Punk...
«Herói» («Ying Xiong») de Zhang Yimou irá estrear em Portugal no próximo dia 26 de Setembro. A estreia do filme em Hong Kong e na China foi em Dezembro de 2002, tendo já passado por vários territórios europeus nos últimos meses. Distribuído pela Miramax em grande parte do globo, «Herói» não sofreu o destino de outro títulos asiáticos às mãos de Harvey “Mãos-de-Tesoura” Weinstein, mas há fortes indícios que a duração foi encurtada por pressão do estúdio americano, que atrasou a estreia do filme em quase um ano. Entretanto, ainda está por confirmar se uma versão mais longa sairá em DVD.

Em Novembro será a vez de estrear «O Medalhão» («Tin Mak Chuen Kei/The Touch»). Realizado pelo reputado director de fotografia Peter Pau Tak-hai e com Michelle Yeoh Chu-keng no papel principal, o filme tem um argumento da dupla Julien Carbon e Laurent Courtiaud, responsável por «Hak Hap II/Black Mask II», de Tsui Hark, e «Aau Chin/Running out of Time», de Johnnie To Kei-fung. Rodado maioritariamente em inglês, devido ao elenco e ao intuito óbvio de penetrar nos mercados internacionais, «The Touch» tem recebido poucos comentários elogiosos, para o que contribui a escassez de combates corpo-a-corpo (tendo em conta que é um filme com Michelle Yeoh) e a utilização de algum CGI de baixo orçamento (alguns rumores apontavam para que os produtores ou talvez a Miramax os melhorasse).

Nos últimos meses, a Cinema Novo, a entidade organizadora do Fantasporto, esteve bastante activa. O Cinema Paraíso, em Lisboa (ao Largo de Camões), passará a ser gerido por este distribuidor, arrancando no dia 10 de Outubro, com o filme espanhol «Fausto 5.0» e o clássico «Massacre no Texas» às meias-noites de sexta e sábado, algo que poderá resultar muito bem com o público que frequenta “a noite” naquela zona da capital. «Audition», de Miike Takashi, será o segundo título a ser exibido comercialmente nesta sala de cinema.

Por enquanto não foi anunciado para Lisboa, mas a próxima estreia da Cinema Novo será o filme coreano «Sorum» (baptizado de «Sorum – O Grande Segredo»), de Yoon Jong-chan, nas salas AMC, em Vila Nova de Gaia, já no próximo dia 12. O filme ganhou os prémios para Melhor Realizador e Melhor Actriz, para além do Prémio Especial do Júri, na edição de 2002 do Fantasporto. Também presente nessa edição do festival, o superior «Amigo/Chingu» deverá estrear em Novembro.

O filme japonês «Scoutman» será distribuido com o enganador título sexploitation «Tráfico de Mulheres» [vd. nota anterior mais abaixo]. Outros títulos Cinema Novo sem data de estreia: «Rokugatsu no Hebi» [«A Snake of June»], arte e ensaio erótico de Tsukamoto Shinya, e, da Coreia do Sul, o thriller «Tell me Something», o brilhante «Yeogogoedam Dubeonjjae I-yagi» (um título algo mais complicado de memorizar do que «Memento Mori»), «Banchikwang» [«The Foul King»] e a comédia romântica «Misulgwan-yeob Dongmul-won» [«Art Museum by the Zoo»]. Acresce ainda «Cry Woman» («Kuqi de Nuren» ou «La Pleureuse»), uma co-produção China/Coreia do Sul/França/Canadá, que irá passar pelo Fantasporto 2004, tal como o último Kim Ki-duk «Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom» [«Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring»].

A Cinema Novo adquiriu também toda a série Love Cinema, onde se inclui «Visitor Q», de Miike Takashi. Os restantes títulos são: «Tokyo Gomi Onna» [«Tokyo Trash Baby»] (Love Cinema, Vol. 1), «Eri ni Kubittake» [«Amen, Somen and Rugger Men!»] (Love Cinema, Vol. 2), «Tojiru Hi» [«Enclosed Pain»] (Love Cinema, Vol. 3), «Harikomi» [«Stake Out»] (Love Cinema, Vol. 4) e «Gipuso» [«Gips»] (Love Cinema, Vol. 5). De Miike, será também distribuído o “infame” «Ichi, o Assassino/Kuroshyia Ichi».

Entretanto, de entre os títulos distribuídos pela New Age Entertainment, «Gin Gwai/The Eye» dos irmão Pang deverá estrear em Novembro, enquanto «Avalon», de Oshii Mamoru, está ainda sem data de estreia definida. Por outro lado, a 19 de Setembro, estreará o filme de animação «Daft Punk apresentam Interstella 55555: A Hi5tória do 5i5tema E5telar 5ecreto/Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem», realizado por Takenouchi Kazuhisa e com personagens desenhadas por Matsumoto Leiji (de quem a distribuidora lançou em DVD «Expresso da Galáxia» e «Harlock, o Pirata do Espaço»).

«A Viagem de Chihiro» em DVD nacional 7/08/03

Chihiro Ed Especial DVD
Edição Especial de dois discos de «A Viagem de Chihiro».
A edição nacional em DVD de «A Viagem de Chihiro/Sen to Chihiro no Kamikakushi» estará disponível nas lojas a partir do próximo dia 11 de Setembro. O filme será posto à venda em duas edições – uma de disco simples e outra com dois discos. Ambas contêm três faixas áudio: Japonês Dolby Digital 5.1 e DTS e português Dolby Digital 5.1

A edição dupla engloba os dois discos numa “caixa exterior especial”. O disco de extras inclui: Making of, Conferência de Imprensa com Miyazaki, Visita ao Studio Ghibli, Dobragem da Versão Portuguesa, Notas de Produção, Galeria de Imagens, Trailers do Japão, EUA, França e Portugal.

Pelo que pudemos apurar, a transferência vídeo deverá ser a mesma existente na edição R1, já com o infame “filtro vermelho” corrigido. Não é claro se se fez uma nova transferência ou se se efectuou uma correcção a posteriori através de manipulação cromática, mas as imagens da edição norte-americana já apresentam tons naturais. Em todo o caso, tudo indica dever tratar-se da melhor opção para o consumidor nacional à data da respectiva edição. O filme será também editado em VHS na versão portuguesa.

60ª Mostra de Veneza 2/08/03

Zatoichi
Kitano encarna Zatoichi, o Espadachim Cego. Aquele sapato de ténis no fundo da imagem não deverá ser visto no ecrã... (Mas ainda é cedo para saber se o realizador optou por um registo humorístico anacrónico.)
«Zatoichi», a nova obra de Kitano Takeshi, terá a sua estreia mundial na Competição do Festival de Veneza, que decorrerá entre 27 de Agosto e 7 de Setembro, naquela cidade italiana. Kitano, que ganhou o Leão de Ouro de Veneza com o seu «Hana-Bi» (1997), onde foram igualmente projectados os seus filmes seguintes — «Brother» (2000) e «Dolls» (2002) — mostrou-se satisfeito de voltar a ter uma estreia mundial neste festival. «Zatoichi», definido pelo produtor Mori Masayuki como o filme mais entertaining do realizador, estreará no Japão a 6 de Setembro. O filme é o remake de uma série que se prolongou por 26 episódios (1961-1989), protagonizados pelo actor Katsu Shintaru. [vd. apontamentos anteriores.]

Também em Veneza, mas na secção Contracorrente, estará presente a primeira longa-metragem autorizada a ser rodada no reino dos Himalaias do Butão: «Travellers and Magicians». O filme é uma realização de Khyentse Norbu, autor de «Phörpa/The Cup» (1999), e conta a história de um trabalhador do governo que decide fugir para os EUA. A distribuição já está assegurada para Itália, Grécia, Israel, Portugal, Tailândia, Bélgica, Suiça e Holanda.

O filme de Wong Kar-wai, «2046», não ficou pronto a tempo. Da Ásia serão exibidos na Competição «Baram-nam Gajok» [A Good Lawyer's Wife], de Im Sang-soo, com Moon So-ri, «Floating Landscape» (Hong Kong), de Lai Miu-suet e «Ru San» [Goodbye Dragon Inn] (Taiwai), de Tsai Ming-liang. A secção principal do festival inclui também «Um Filme Falado», de Manoel de Oliveira, «Buongiorno, Notte», de Marco Bellochio, «Alila», de Amos Gitai, «21 Grams», de Alejandro Gonzáles Iñarritu ou «Code 46», de Michael Winterbottom.

Travellers and Magicians
«Travellers and Magicians» é a primeira longa-metragem que recebeu autorização do reino do Botão para ser rodada nesse território.
Na Contracorrente incluem-se ainda «Antenna», de Kumakiri Kazuyoshi, «Last Life in the Universe», de Pen-ek Ratanaruang, «Lost in Translation», de Sophia Coppola, «De Fem Benspaend», de Jorgen Leth e Lars Von Trier, «Casa de los Babys», de John Sayles e «Une Place Parmi les Vivants», de Raoul Ruiz.

Serão apresentados fora de competição «Anything Else», de Woody Allen, «The Dreamers», de Bernardo Bertolucci, «Intolerable Cruelty» de Joel e Ethan Coen, «Coffee and Cigarettes», de Jim Jarmusch, «The League of Extraordinary Gentlemen», de Stephen Norrington, «Once Upon a Time in Mexico», de Robert Rodriguez, entre outros.

O programa completo pode ser consultado no site oficial do festival: http://www.labiennale.org/en/cinema/

Zatoichi em pós-produção 24/06/03

Zatoichi
A rodagem de «Zatoichi» de Kitano Takeshi foi concluída recentemente e o filme está agora em pós-produção, estando agendado para uma estreia no Japão, em Setembro. Já podem ser vistos trailers no site oficial japonês. Os trailers podem ser acedidos clickando no 7º conjunto de caracteres, em baixo.

Neste filme, Kitano dirige pela primeira vez acção com espadas. “Como é a minha primeira tentativa na realização de um filme de época, quis recuperar também as tradições do género, especialmente as cenas de esgrima”, disse o realizador. “Com a ajuda do nosso coreógrafo, compus conscientemente os combates com espada de modo a terem um aspecto mais intenso e realista, ao contrário dos típicos filmes de época, onde as vítimas caem mesmo sem que a espada se aproxime dos seus corpos”.

O filme tem música de Suzuki Keiichi, do grupo de rock Moonriders, o guarda-roupa é novamente de Yamamoto Yohji («Brother», «Dolls») e inclui-se ainda uma performance de “tap dance” pelo grupo The Stripes. "Toda a equipa está a trabalhar muito para produzir um filme de entretenimento muito completo, que esperamos vir a quebrar as fronteiras do drama de época japonês”, disse Mori Masayuki, produtor dos filmes de Kitano Takeshi e presidente do Office Kitano.

Kitano encarna Zatoichi, massagista cedo e jogador, mas também um exímio espadachim, dotado de saque rápido e golpes de grande precisão. Zatoichi irá envolver-se em violentos confrontos ao vaguear por uma cidade controlada por bandos sinistros, onde encontra duas misteriosas geishas que procuram vingar o assassínio dos seus pais.

Asano Tadanobu («Bright Future», «Ichi the Killer», «Taboo») interpreta Hattori, um ronin com um segredo doloroso, contratado para matar Zatoichi. A personagem de Zatoichi foi tornada famosa por Katsu Shintaro, numa série de 26 episódios de filmes, produzidos de 1962 a 1989. “No Japão, a personagem de Zatoichi tem sido virtualmente um sinónimo do falecido Sr. Katsu Shintaro”, diz Kitano. “Desde o início, estive consciente de que se ia interpretar a personagem, teria de dirigir eu mesmo o filme e fazer Zatoichi meu. A primeira coisa que fiz foi pintar o cabelo de loiro!"

«Zatoichi» é uma produção BANDAI VISUAL, TOKYO FM, DENTSU, TV ASAHI, SAITO ENTERTAINMENT e OFFICE KITANO. Vendas internacionais a cargo de CELLULOID DREAMS (www.celluloid-dreams.com), com sede em Paris. Lançamentos no estrangeiro já estabelecidos ou em negociação com numerosos países, inclindo França, Itália, Reino Unido, Rússia, Grácia, Israel, Canadá, Suiça, Bélgica e Holanda.

Office Kitano

Zatoichi, de Kitano: em rodagem 3/06/03

Actualmente em rodagem no Japão
ZATOICHI – o novo filme de Kitano Takeshi
O cego Zatoichi ganha a vida ao jogo e a fazer massagens. Mas, por detrás do seu ar humilde, Zatoichi é um mestre espadachim, com o dom de desembainhar à velocidade do relâmpago e de desferir golpes com uma precisão de tirar o fôlego. Zatoichi entra numa cidade controlada por gangs sinistros e por um poderoso samurai. Estão-lhe destinados violentos duelos quando se cruza com duas belas geishas no acto de vingança pelo assassínio dos seus pais...
Duelos, espírito e um toque de zen! O anti-herói de culto Zatoichi está de volta numa aventura de esgrima escrita, realizada e interpretada por Takeshi Kitano. Com Tadanobu Asano («Bright Future», «Ichi the Killer», «Taboo»).
Uma produção BANDAI VISUAL, TOKYO FM, DENTSU, TV ASAHI, SAITO ENTERTAINMENT e OFFICE KITANO. Vendas internacionais: CELLULOID DREAMS (www.celluloid-dreams.com)

Zatoichi
O remake de «Zatoichi» já foi anteriormente anunciado como um filme de Miike Takashi e como um projecto conjunto dele e de Kitano (Miike a dirigir Kitano, seria, no mínimo, interessante). No livro “Tokyoscope” (Cadence Books, 2001), anuncia-se que “em 2002, Miike dedicar-se-á a um dos mais veneráveis ícones do ecrã japonês: Zatoichi the blind swordsman, o papel que o ídolo da infância de Miike, Shintaru Katsu, tornou famoso”. Miike diz o seguinte, em conversa com o autor do livro, Patrick Macias: “As pessoas estão provavelmente a pensar 'se Miike faz Zatoichi vai ser uma loucura'. Mas eu quero trair essas expectativas, fazendo algo que seja realmente muito subtil e calmo. A personagem em si é muito simples e pura. Originalmente Takeshi Kitano queria interpretar o papel e dirigir o filme. Mas ao interpretar Zatoichi não se vê nada, como ia ele realizar o filme?" Conclui: “Zatoichi é o meu tesouro, por muitas razões. É algo que eu quero mesmo fazer e fazer bem".

Temos razões fortes para ficarmos na expectativa em relação ao filme de Kitano, mas não podemos deixar de sentir uma certa frustração ao constatar que não vamos ver o Zatoichi de Miike. Este, entretanto, não deve ter ficado a suspirar durante muito tempo, quando o projecto lhe saiu das mãos, tratando de se entreter com meia dúzia de outros filmes.

Novidades New Age Entertainment 7/05/03

The Eye
O já célebre filme de horror «The Eye» (em cima), de Danny e Oxide Pang, é uma das apostas para este ano da New Age Entertainment. Mas antes iremos ver «Avalon» (em baixo), de Oshii Mamoru, mais conhecido pelo anime «Ghost in the Shell».
Avalon
A New Age Entertainment vai lançar este ano, em salas nacionais, dois importantes filmes de produção asiática recente: «Avalon» de Oshii Mamoru e «Gin Gway/The Eye», dos irmãos Pang, uma co-produção Hong Kong/Tailândia, que é um dos mais interessantes filmes de horror produzidos nos últimos anos. O filme de Oshii deverá estrear em Junho ou Julho e a data de «The Eye» está ainda por definir, dependendo da disponibilidade de salas. [Pode ler mais sobre «The Eye» no comentário Cinedie Ásia e no texto sobre o Festival de Sitges de 2002.]

A distribuidora anunciou também o conteúdo do DVD de «A Viagem de Chihiro/Sen to Chihiro no Kamikakushi»:

Visita do Curto Circuito ao Japão (inclui passagem pelo estúdio e museu Ghibli e uma conferência de imprensa com Miyazaki Hayao) (cerca de 1 hora);
Making of da NTV (incluído no DVD R1, estando os direitos para a Europa ainda em negociação) (42 minutos);
30 minutos de Trailers e Promos;
— Versão original em DTS.

Note-se que os suplementos listados ainda não são definitivos. O DVD deverá ser editado em venda directa em Setembro ou Outubro. Esta poderá vir a ser a melhor edição DVD deste filme. Sobre as edições precedentes à que saiu em Abril nos EUA tem a vantagem do master estar livre do infame filtro vermelho e, em relação à R1, fica a ganhar por não incluir os “interessantíssimos” making-ofs e entrevistas referentes ao trabalho de dobragem, para além de outros segmentos com profissionais americanos a bajularem o trabalho de Miyazaki, a dizerem que não são dignos, etc. Acresce a peça de uma hora realizada por um canal de TV nacional, sobre o Studio Ghibli, com entrevista ao realizador. Parecem razões de sobra para esperar.

Em relação ao resto do catálogo do Studio Ghibli, onde se contam todas as longas-metragens de Miyazaki Hayao, com excepção de «Princesa Mononoke» (direitos universais da Miramax, distribuído em Portugal pela LNK, apenas na versão dobrada em inglês), os fãs ainda vão ter de esperar algum tempo, pois a estimativa mais optimista aponta para o final do primeiro trimestre de 2004. É de prever a inclusão de versões em japonês e em português para todos os filmes.

Em Novembro, será a vez da edição nacional de «Ring», de Nakata Hideo, ser posta à venda nas lojas nacionais. Não há muitos pormenores sobre o DVD, presumindo-se que será uma edição simples, como, aliás, as edições que têm saído noutros territórios. É certamente um filme que vale por si, sem precisar de suplementos para convencer indecisos.

Fora do âmbito do cinema asiático, a New Age prepara estreias em sala dos seguintes títulos: «Raising Victor Vargas» (Julho/ Agosto), «The Whale Rider» (Setembro/ Outubro), «Dead End» e «He Loves Me, He Loves Me Not». Em vídeo de venda directa estão programados «Donnie Darko» (Setembro), «A Residência Espanhola» (Outubro) e «Cidade de Deus» (Dezembro).

Lançamentos Cinema Novo 22/04/03

friend
sorum
A Cinema Novo (organizadora do Fantasporto) vai distribuir em Portugal mais alguns títulos asiáticos de produção recente, entre os quais, o “infame” «Koroshiya Ichi» [«Ichi the Killer»], de Miike Takashi, que, surpreendentemente, foi baptizado com o muito simples e directo «Ichi, o Assassino». Adiciona-se «Scoutman», que recebeu o título enganador «Tráfico de Mulheres», que, intencionalmente ou não, serve apenas para conferir contornos de sexploitation a uma obra relativamente “séria”, que foca os bastidores da indústria dos vídeos para adultos (AV) japoneses. O termo “scoutman” (“batedor”) refere-se ao indivíduos que circulam nas ruas procurando angariar mulheres para participarem em vídeos pornográficos. A entrada é voluntária: não há rapto de mulheres, com venda e transporte de ou para fora do país. Curiosamente (em coerência?), o catálogo do Fantasporto de 2001 dizia que o realizador de «Scoutman» tinha sido autor de... snuff films. Em todo o caso, «Tráfico de Mulheres» fica bem na prateleira ao lado de «O Bordel do Lago», com o senão de alguém poder confundir a secção com Sexploitation Italiana Anos 70.

Outros títulos anunciados pela Cinema Novo são o blockbuster sul-coreano «Chingu» [«Friend»] («Amigo»), ainda o filme mais lucrativo de sempre no seu país de origem, e «Sorum», que se chamará em Portugal «O Terrível Segredo», um título que, pelo menos, é apenas vago e não induz o público em erro (99% dos thrillers contêm um “terrível” segredo).

No que toca a outras cinematografias, a distribuidora anunciou também a renovação dos direitos de «Braindead», agora na forma de um suposto “Director's Cut” – esperamos para ver se, tal como «Massacre no Texas», não vai sendo sucessivamente rebaptizado, com «The Uncut», «The Really Not Cut At All» ou algo do género –, que seria a terceira montagem aprovada por Peter Jackson, excepto se, por alguma razão, não se distribuiu anteriormente em Portugal a versão original, mas antes outra variante qualquer. Os restantes títulos são o neozelandês «Rain – Juventude Perdida» e os espanhóis «Fausto 5.0» e «Tuno Negro» («Serenata de Morte» – o título espanhol precisava de tradução?), todos presentes no Fantasporto 2002, tal como «Friend». «Scoutman», conforme referido, passou na edição de 2001 do festival e «Ichi the Killer» esteve em competição este ano.

Site oficial Fantasporto

5º Festival de Udine 21/04/03

Saving my Hubby
Dark Water
O 5º Fareastfilm de Udine, Itália, decorre entre 24 de Abril e 1 de Maio. Esta edição daquela que se afirma a maior mostra de cinema asiático do mundo, arranca com «Saving My Hubby», que tivemos a oportunidade de ver recentemente em Deauville, e encerra com «PTU», de Johnnie To Kei-fung, que chegou a estar previsto para o festival francês.

Na secção de cinema coreano contemporâneo, serão projectados onze filmes, incluindo «Yesterday», «Sympathy for Mr. Vengeance», «No Blood No Tears», «The Phone», «Bet on my Disco», «The Way Home» e «Sex is Zero». De Hong Kong virá «Just one Look», «Frugal Game», «Summer Breeze of Love», «Visible Secret II», «New Blood» e «Infernal Affairs». No que toca a filmes japoneses, Udine apresenta «Graveyard of Honour» e «Shangri-La», de Miike Takashi, «Dark Water», «Ju-On: The Grudge», entre outros, onde se inclui ainda uma selecção de filmes de Ishii Teruo. Outras entradas da China continental, Taiwan e Singapura compõem a selecção de mais de 50 títulos.

O programa completo está disponível no site oficial do festival. Devido a constrangimentos orçamentais não estaremos presentes, mas a nossa agenda do ano que vem tem já a sexta edição assinalada.

Site oficial Fareastfilm Udine

22nd Hong Kong Film Awards 12/04/03

Infernal Affairs
Hero
Na última edição dos Hong Kong Film Awards, realizada no passado domingo, 6 de Abril, os blockbusters «Hero» e «Infernal Affairs» recolheram a generalidade dos prémios; sete para cada filme. «Infernal Affairs», de Andrew Lau Wai-keung e Alan Mak Siu-fai, foi galardoado com Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor Principal (Tony Leung Chiu-wai), Melhor Actor Secundário (Anthony Wong Chau-sang), Melhor Argumento (Alan Mak e Felix Chong), Melhor Montagem (Danny Pang e Pang Ching-hei) e Melhor Canção Original (interpretada pelos actores principais, Leung e Lau). «Hero», de Zhang Yimou, por seu lado, ganhou Melhor Fotografia (Christopher Doyle), Melhor Música Original (Tan Dun), Melhor Guarda Roupa e Maquilhagem (Emi Wada), Melhor Direcção Artística (Huo Tingxiao e Yi Zhenzhou), Melhor Coreografia de Acção (Ching Siu-tung), Melhores Efeitos Visuais (Ellen Poon, Murray Pope, Christopher Horvath e Jonathan Rothbart) e Melhor Design de Som (Tao Jing).

A cerimónia, assolada pelos receios do vírus da pneumonia atípica (SARS), com muitas estrelas a deslocarem-se ao local com máscaras a tapar boca e nariz – e outras a não comparecer sequer –, foi também marcada pela homenagem ao actor Leslie Cheung Kwok-wing, que se suicidou na semana anterior, a 1 de Abril. Num dos momentos mais emotivos da noite, os “Quatro Reis” do cantopop – Andy Lau, Jacky Cheung, Aaron Kwok e Leon Lai – interpretaram a cancão-tema de «A Better Tomorrow», um dos mais conhecidos hits musicais de Cheung.

Leslie Cheung estava nomeado na categoria de Melhor Actor por «Inner Senses», mas o galardão foi para Leung Chiu-wai. É curioso anotar que a concorrência de Anthony Wong Chau-sang foi sobretudo ele mesmo, uma vez que estava nomeado como Actor Secundário em três filmes: «Infernal Affairs», «Princess-D» e «Just one Look». Foi a única “tripla”, mas houve algumas duplas: Christopher Doyle foi nomeado pela fotografia de «Hero» (ganhou) e do segmento produzido em Hong Kong da co-produção asiática «Three»; Danny Pang foi nomeado pela Melhor Montagem de «The Eye», junto com o irmão, Oxide, e por «Infernal Affairs», com Pang Ching-hei (ganhou); Kinson Song foi nomeado pelo Melhor Design de Som de «Infernal Affairs» e «Inner Senses» (perdeu em ambas para Tao Jing e «Hero») e, finalmente, Wong You-nam foi nomeada na categoria de Actriz Revelação por «Just one Look» e «Hollywood Hong Kong» (perdeu para Yuan Liqi, em «Going Home»). Doyle, conhecido pela colaboração com Wong Kar-wai, também trabalhou para a “concorrência”, pois foi director de fotografia por alguns dias em «Infernal Affairs», recebendo um crédito de “consultor visual” nos créditos.

Eis a lista dos prémios não atribuídos a «Hero» ou «Infernal Affairs»:

Melhor Actriz:
Angelica Lee Sinje, «The Eye»

Actor ou Actriz Revelação:
Eugenia Yuan, «Three: Going Home»

Professional Spirit Award:
Cho Tat-wah & Shek Kin

Melhor Actriz Secundária
Rene Liu: «Double Vision»

Distinção a um Jovem Realizador:
Lo Chi-leung, «Inner Senses»

Melhor Filme Asiático:
«My Sassy Girl» (Coreia do Sul)

Notícia BBC
Site Oficial HKFA

Comentários Cinedie Ásia a «Hero» e «Infernal Affairs» integrados no texto sobre o Festival de Deauville. Comentários desenvolvidos disponíveis sobre «My Sassy Girl», «The Eye» e o derrotado «Chinese Odyssey 2002» (nomeado para Melhor Actriz, Faye Wong, Melhor Direcção Artística, Tony Au, Melhor Guarda-Roupa e Design de Maquilhagem, William Chang Suk-ping, Melhor Música Original, Frankie Chan e Roel A. Garcia).

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