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Leslie Cheung suicida-se 1/04/03

A Chinese Ghost Story
Rouge
Adeus Minha Concubina
Bride with White Hair
De cima para baixo: «A Chinese Ghost Story» (com Joey Wang), «Rouge» (com Anita Mui), «Adeus Minha Concubina» (com Gong Li) e «The Bride with White Hair».
O actor Leslie Cheung Kwok-wing suicidou-se esta terça-feira, 1 de Abril, saltando do Mandarin Oriental Hotel, em Hong Kong, de acordo com a imprensa local. Um porta-voz da polícia, não quis inicialmente revelar o nome completo de Cheung, mas cedo a notícia se espalhou pela rádio e TV e surgiu também no seu site oficial: www.lesliecheung.com.

Cheung foi uma das estrelas mais populares em Hong Kong e na Ásia, durante as décadas de 80 e 90, prosseguindo também uma carreira na música pop, talvez ainda mais bem sucedida do que a sua actividade no cinema (em 1993, enquanto estava retirado da sua carreira musical, as audiências afluíram em grandes números ao filme «The Bride with White Hair/Baak Faat Moh Lui Chuen», supostamente só para ouvir a canção durante os créditos finais).

Os filmes mais populares de Cheung Kwok-wing no Ocidente são «Adeus Minha Concubina/Bawang Bieji» (1993), de Chen Kaige e «Felizes Juntos» («Happy Together/Chun Gwong Cha Sit») (1997), de Wong Kar-wai, mas a carreira do actor começou a solidificar-se a partir de «A Better Tomorrow/Ying Hung Boon Sik» (1986), de John Woo. Com Wong Kar-wai, trabalhou também em «Days of Being Wild/A Fei Jing Chuen» (1990) e «Ashes of Time/Dung Che Sai Duk» (1994) e com Chen Kaige participou ainda em «Temptress Moon» («Feng Yue») (1996). Outras obras célebres na filmografia de Cheung são: «A Chinese Ghost Story/Sin Lui Yau Wan» (1987) e a sua primeira sequela, de Ching Siu-tung, «Rouge/Yin Chi Kau» (1988), de Stanley Kwan Kam-pang e, o já referido «The Bride with White Hair», de Ronny Yu Yan-tai.

Uma notícia no Taipei Times, de 10 Janeiro de 2003, dava conta de um estado depressivo de Cheung durante a rodagem do filme «Inner Senses/Yee Diy Hung Gaan» (2002), possivelmente resultante de problemas pessoais ou derivado do rumo da sua carreira, já longe dos sucessos das duas décadas anteriores. Leslie Cheung tinha 46 anos.

Filmografia de Cheung Kwok-wing na Hong Kong Movie Database »

Textos Cinedie Asia: «Ashes of Time», «A Better Tomorrow II», «The Bride with White Hair», «Felizes Juntos», «Rouge», «Viva Erotica».

Taipei Times (10/01)
Notícia Yahoo
Notícia BBC

Premier Asia: novo distribuidor britânico 16/01/03

A Premier Asia é um novo braço de distribuição da britânica Medusa Communications, que gere a Hong Kong Legends, responsável por algumas excelentes edições de filmes de Hong Kong em DVD. A nova etiqueta dedicar-se-á a editar filmes de outros territórios asiáticos, uma decisão praticamente incontornável tendo em conta que os filmes da ex-colónia que têm estado a ser distribuidos pela HKL são sobretudo títulos do período áureo de produção, nos anos 80 e 90, e que, no que toca a produções recentes, tanto o Japão como a Coreia do Sul têm apresentado propostas mais interessantes do ponto de vista artístico e comercial, com bons resultados de bilheteira na Ásia e em alguns territórios do Ocidente, além de todos os anos existirem mãos cheias de títulos a dar que falar nos vários festivais de cinema internacionais.

O primeiro título a ser lançado pela Premier Asia é o wuxia «Bichunmoo», em 24 de Março, numa edição especial de dois discos, que se prevê similar à edição sul-coreana, mas com extras ligeiramente diferentes. Estão também anunciados «Volcano High», «My Wife is a Gangster», «Champion» e «Musa: The Warrior», da Coreia do Sul, «Ju-On: The Grudge» e «Ichi the Killer» (a esquecer, pois a versão inglesa tem cortes), do Japão, e «Bang-Rajan», da Tailândia.

Resta esperar que os problemas que por vezes têm surgido em edições da HKL, nomeadamente cortes laterais da imagem ou distorção, não se façam sentir nas edições do novo distribuidor. Infelizmente o calendário de distribuição parece ser demasiado espaçado, com alguns títulos anunciados só para o final do ano. Resta saber em que casos compensará esperar meses ou anos por uma edição com extras legendados.

http://www.dvdtimes.co.uk/index.cgi?page=News&id=4108
http://www.hongkonglegends.co.uk/index.php?art_id=19

Fantasporto arranca dia 21 em tempo de crise 13/02/03

fantasporto
A 23ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto – anuncia-se como a mais mediática de sempre, apesar da crise internacional. O festival é financiado pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) e pela Super Bock, havendo este ano uma redução substancial do apoio da Câmara Municipal do Porto (menos 40% que o ano passado). Registam-se também recuos nos apoios de empresas públicas, como o Instituto da Juventude e o Cartão Jovem, bem como ao nível de suporte financeiro por parte de privados, o que resulta numa quebra de 35% no orçamento total do festival, por comparação com edições anteriores.

Perante esta situação a organização do Fantasporto reduziu os convites a cineastas (sobressai-nos desde logo a ausência total de realizadores asiáticos). A presença mais mediática será a de Danny Boyle, que virá apresentar o seu novo filme, «28 Days Later». Estarão também presentes, entre outros, Jaume Balagueró («Darkness»), Paco Plaza («El Segundo Nombre»), Michael J. Basset («Deathwatch»), Stephen Norrington («The Last Minute») e Edgar Pêra («Os Homens-Toupeira»).

2009 Lost Memories DVD
Whasango DVD
As sessões oficiais do Fantasporto decorrem entre 21 de Fevereiro e 1 de Março, mas, como tem sido hábito, as hostilidades arrancam com sessões-extra no início da semana (17), e prolongam-se dois dias depois da atribuição dos prémios. A sessão de abertura contará com a projecção de «Adaptation», de Spike Jonze (com o pseudo-espirituoso título português «Inadaptado» e estreia marcada para a semana seguinte). O encerramento será com «Plots with a View», de Nick Hurran. Este ano existem propostas que parecem interessantes no campo do cinema fantástico, com origem na Europa ou nos EUA, com destaque para uma mão cheia de filmes espanhóis (que se esperam melhores que os do ano anterior).

O cinema asiático, conforme foi já referido anteriormente, já se fez notar mais noutras edições do festival. Este ano não temos as presenças dos títulos mais fortes do ano passado, como, por exemplo, «Sympathy for Mr Vengeance» (Coreia do Sul), «Dark Water» (Japão) ou «The Eye» (Hong Kong/Tailândia). O filme de Tsukamoto Shynia, «A Snake of June» (ou «Rokugatsu no Hebi»), promete ser o mais interessante do conjunto, mas «Ichi the Killer» («Koroshiya Ichi»), de Miike Takashi poderá ser visto para deleite de uns e choque de outros. «2009 Memórias Perdidas» (Coreia do Sul), ficção científica de grande orçamento, deverá merecer ser visto num grande ecrã e o mesmo será verdade no que toca a «Volcano High» («Whasango»), um filme que é claramente forma sobre conteúdo, mas que não tem problemas em assumi-lo. «Elysium» é um filme de animação digital, igualmente da Coreia, e que só estreará no seu país de origem em Junho deste ano, tendo sido ainda muito pouco visto por esse mundo fora (estreou na Rússia e estreará em breve noutros territórios). Isto significa que é muito difícil encontrar textos e opiniões sobre ele, mas há indicações de que poderá vir a constituir uma boa surpresa. O violento thriller «Say Yes», de Kim Sung-hong, poderá ser o título mais fraco deste lote, mas a ver vamos.

Toda a informação no site do festival, via link abaixo.

http://www.fantasporto.online.pt

Nova loja online nacional 13/02/03

A EOL – www.eol.com.pt – é um projecto que visa disponibilizar online produtos de entretenimento de cariz cultural, em áreas tão diversas como o cinema, a banda desenhada, livros e jogos. O site conta já com mais de 11200 entradas e a sua especialização é o cinema asiático, com destaque para a animação japonesa. Os utilizadores podem submeter as suas críticas aos vários itens expostos.

http://www.eol.com.pt

2009 Memórias Perdidas em estreia nacional 29/01/03

«2009 Memórias Perdidas/2009 Lost Memories» [o título original é em inglês, com fonetização em hangeul], de Lee Si-myong, foi adquirido pela Cinema Novo e vai estrear nos AMC de Vila Nova de Gaia no dia 28 de Fevereiro, pela mesma altura em que poderá ser visto durante o Festival Internacional de Cinema do Porto (Fantasporto). Sendo difícil de prever uma passagem por Lisboa, é também certo que muitos dos títulos da Cinema Novo, exibidos apenas em Gaia, acabaram por ser integrados em ciclos da dinâmica Associação Zero em Comportamento. Em todo o caso, no dia 28 de Fevereiro, estreia um dos filmes do ano, «A Viagem de Chihiro», retirando a visibilidade a qualquer outro que alguém se lembre de estrear nesse dia. (Mmm....)

«2009 Memórias Perdidas» apresenta um futuro alternativo, em que o Japão vence a Segunda Guerra Mundial e a Coreia não recupera a sua independência. Tendo em conta que "épicos de acção" asiáticos que, de algum modo, se inspiram em blockbusters similares feitos em Hollywood, não são exactamente o que mais estimula os cinéfilos (se o leitor gostou imenso de «Swiri», poderá não concordar), o melhor é ir vê-lo sem expectativas criadas. Quem sabe, não poderá constituir uma surpresa.

Pode ler um comentário (pouco animador) em Koreanfilm.org (seleccionar filmes de 2002 na página principal).

http://www.fantasporto.online.pt

Filmes de Ano Novo 29/01/03

O Ano da Cabra (羊年) tem início no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado). Para assinalar esta data, o Centro Científico e Cultural de Macau apresenta dois filmes de Zhang Yimou, ambos de 1999: «Nenhum a Menos/Yi Ge Dou Bu Neng Shao» (dia 1, sábado, 16 horas) e a subtil e tímida obra-prima «O Caminho para Casa/Wode Fuqin Muqin» (dia 2, domingo, 16 horas). O filmes serão projectados a partir de DVD-vídeo. No dia 6 (quinta-feira), pelas 18 horas, terá lugar uma palestra sob o título O Ano Novo Lunar e o Zodíaco Chinês, pela Mestre Wang Suoying.

Nenhum a Menos Caminho para Casa
Centro Científico e Cultural de Macau
Rua da Junqueira, 30
1300-343 Lisboa
Tel. 213 61 75 70 Fax: 213 62 78 59 E-mail: geral@cccm.pt

Clicke no texto abaixo ou nas imagens à direita para ler os comentários Cinedie Ásia aos dois filmes:

Mad Movies nº 149 21/01/03

Mad Movies 149
Mad Movies 149
Mad Movies 149
O último número da revista francesa Mad Movies, dedicada ao cinema fantástico em todas as suas vertentes, cobrindo estreias em território francês, festivais internacionais, edições vídeo de todo o mundo, etc., faz um destaque especial ao filme «Honorugai Mizo no Soko Kara» [Dark Water], do realizador de «Ring», Nakata Hideo, na forma de um especial de 16 páginas, com textos críticos e biográficos, fotografias a cores e entrevistas com o realizador, com o compositor, Kawai Kenji, e com as actrizes Kuroki Hitomi e Mizukawa Azami. O encarte conclui com um pequeno ensaio sobre “histórias de fantasmas japonesas”, com referências a clássicos como «Onibaba» (1964) e «Kwaidan» (1965).

Na entrevista, Nakata, que se revela mais um apreciador de dramas e comédias românticas do que do género horror, aponta algumas das influências em «Ring»: «Peeping Tom», de Michael Powell, e «Videodrome», de David Cronenberg, e até um improvável «Antropophagous», o “clássico” trash de horror de Joe D'Amato. Já para «Dark Water», o realizador socorreu-se de referências mais clássicas, como o cinema de Luis Buñuel, mas também da iconografia da banda desenhada de terror para meninas (shojo ou kowaï manga), de modo a “modernizar o género horrífico, conferindo-lhe um aspecto imediatamente acessível ao público da nova geração”.

No corpo da revista, as Notules Asiatiques referem-se a vários filmes sul-coreanos e tailandeses, sendo feito um destaque a uma produção da Tailândia, cujo título internacional é «Saving Private Tootsie» e que aparenta ser um cruzamento entre filmes de guerra, como o similarmente intitulado de Spielberg, ou «Full Metal Jacket» de Kubrick, e as comédias travestidas, como «Iron Ladies» ou «A Gaiola das Malucas» (uma referência feita especialmente para o público francófono). A história é a de um grupo de transsexuais e homossexuais que são aprisionados por um grupo separatista tailandês, depois do avião onde seguiam se ter despenhado numa remota floresta. Depois compete a um grupo de soldados tentar o resgate... Será um género, a comédia de acção transsexual?

Fala-se mais de cinema asiático neste número, onde as sequelas de «The Matrix» fazem a capa. Desde logo a anime desenvolvida a partir dos filmes, a coluna Anime Nation e quatro páginas dedicadas a «Tenshi no Shiro Laputa», de Miyazaki, a estrear em França, depois do sucesso de «A Viagem de Chihiro» (quem sabe se por cá...) Apresenta-se também o Festival de Gérardmer – Fantastic'Arts 2003 (29 de Janeiro – 2 de Fevereiro), que inclui «Dark Water», de Nakata e «Ju-On» [The Grudge], de Takashi Shimizu, em competição, e projecta-se «Three», um filme de horror por segmentos, com as assinaturas de Kim Jee-Woon (Coreia do Sul), Nonzee Nimibutr (Tailândia) e Peter Chan Ho-sun (Hong Kong), numa sessão especial. Na retrospectiva “10 Anos de Palmarés” haverá oportunidade de rever «The Bride with White Hair», de Ronnie Yu Yan-tai.

A Mad Movies vende-se em Portugal por €5, mas os assinantes poupam de 20 a 45% e não a recebem duas semanas depois de estar à venda nas bancas, como chegava a suceder com uma certa revista nacional.

http://www.mad-movies.com

Fukasaku Kinji morre aos 72 anos 13/01/03

O realizador Fukasaku Kinji faleceu no domingo, dia 12, num hospital de Tóquio, vítima de cancro da próstata. Fukasaku havia anunciado a doença no passado mês de Setembro, mas prosseguiu com a rodagem de «Battle Royale 2», a sequela do seu polémico filme, produzido em 2000. Na sua longa filmografia, o realizador inclui a parte japonesa da co-produção nipónico-americana «Tora! Tora! Tora» (1970), tendo também ganho notoriedade pelo seu trabalho na série «Jingi naki tatakai» [War without a Code], a partir de 1973. «Battle Royale» foi o seu último filme e a sequela deverá ser concluída pelo seu filho, Fukasaku Kenta, autor do argumento do original.

http://www.japantoday.com/e/?content=news&cat=1&id=245551

A Viagem de Chihiro nos ecrãs nacionais 2/01/03

Poster
Poster nacional de «Sen to Chihiro no Kamikakushi» (New Age Entertainment).
«A Viagem de Chihiro/Sen to Chihiro no Kamikakushi», o filme de Miyazaki Hayao, conhecido internacionalmente pelo título inglês «Spirited Away», não viu os direitos de distribuição para todo o mundo adquiridos pela Disney, pouco confiante no seu possível sucesso comercial ou com pouca paciência para vender um produto culturalmente diverso e sobre o qual não teria autorização para implementar alterações, na sequência da má experiência com «Princesa Mononoke».

«A Viagem de Chihiro» tem sido um grande sucesso de público e de crítica pela generalidade dos territórios por onde tem passado, mas, como é natural, fora da Ásia a sua divulgação tem sido mais lenta, apesar da generalidade dos críticos se ter rendido à história e à qualidade da animação. O filme é actualmente o número 1 do top de bilheteiras no Japão, tendo tido uma performance exemplar em diversos territórios asiáticos e nos poucos países ocidentais onde a animação japonesa é apreciada por uma grande parte do público de cinema, como é o caso da França.

Portugal é um país onde o cinema off-Hollywood tem tido uma presença muito tímida, com excepção de cinematografias e géneros seleccionados que são procurados por uma certa faixa da audiência e aprovados pelos analistas da Sétima Arte, v.g., o cinema de "arte e ensaio" francês ou iraniano ou alguns títulos asiáticos de habitués como Wong Kar-wai ou Kitano Takeshi. Animação, como é natural, ainda é mais difícil de ser vista fora de ciclos temáticos ou festivais, até porque prevalece a ridícula concepção de que o meio é um género e que o público-alvo é exclusivamente o infantil, de modo que só nos têm chegado estreias de blockbusters americanos, concebidos para toda a família. «Princesa Mononoke» estreou em Portugal em Junho de 2000, apenas porque integrava um pacote da Miramax/Disney, tendo sido exibido apenas na versão americana, dobrada em inglês e com algumas alterações para mais fácil "entendimento" cultural, apesar das cópias serem posteriormente legendadas em português (ou seja, dilui-se o propósito da adaptação para a cultura anglo-americana).

«A Viagem de Chihiro» é distribuído em Portugal pela New Age Entertainment – responsável por estreias em sala como «Donnie Darko» ou por edições em DVD como «Hols, Príncipe do Sol» e «Battle Royale» – o que poderá ser a razão pela qual iremos ter acesso à versão original japonesa legendada em português, por oposição ao cenário, algo bizarro, de uma versão "original em inglês" legendada. Como se trata de uma obra "familiar", vai também ser exibido em cópias dobradas em português, destinadas às crianças mais pequenas (apesar de ser improvável que o filme possa ser plenamente apreciado por crianças tão pequenas que ainda não saibam ler). De acordo com o distribuidor, ao contrário da prática que a Lusomundo tem estado a banalizar, com a distribuição de filmes da Disney, disponibilizando uma única cópia em versão original, «Sen to Chihiro no Kamikakushi» deverá ter um número de cópias da versão original que se aproximará de um terço do número total de cópias postas em circulação.

A Viagem de Chihiro
Entretanto, o filme já existe no formato DVD em vários territórios, como Japão, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul ou França. Logo após a saída da edição japonesa foi detectado um problema com o master usado, que apresentava um "filtro" vermelho, que não corresponde à informação cromática original na película. A Buena Vista japonesa recusou-se a reconhecer o problema, alegando que o tom avermelhado era intencional, mas a verdade é que edições subsequentes tentaram corrigir o problema. Só que, até ao momento, o que se fez foi pegar no mesmo master vídeo e manipular a cor, ou seja, varrer o lixo para debaixo do tapete, disfarçando o excesso de vermelhos, mas sem que se chegasse a uma solução satisfatória, que só poderia passar pela criação de um novo master, com as cores presentes na película. Para o DVD de edição nacional, para o qual ainda não estão definidos os conteúdos, mas que se espera vir a surgir no mercado em Setembro deste ano, a New Age Entertainment irá já usar um master corrigido, o que constituirá forte motivo de júbilo, tanto para fãs de anime, como para os cinéfilos portugueses em geral.

A estreia de «A Viagem de Chihiro» está prevista para 28 de Fevereiro.

Entretanto, à medida que se aproximam as nomeações para os Oscars, o filme de Miyazaki vai adicionando mais prémios ao seu vasto palmarés. Uma das últimas distinções foi a de Melhor Filme Animado pela Los Angeles Film Critics Association. Este prémio foi atribuído o ano passado a «Shrek», que viria a ganhar o Oscar correspondente.

http://www.animationmagazine.net/features/12_16_02.html

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