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Trilogia Uma Chamada Perdida em DVD |
25/5/08 |
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Capa da caixa (clique para ampliar). |
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Capa do DVD «Uma Chamada Perdida – A Vingança». |
A Notro Films finalizou o lançamento da trilogia de terror japonês «Uma Chamada Perdida» («Chakushin Ari»), iniciada em 2003 pela mão do realizador Miike Takeshi.
Os três filmes podem ser adquiridos numa caixa com edições avulsas. Foi lançado, na mesma altura, a edição do último filme, «Uma Chamada Perdida – A Vingança».
«Uma Chamada Perdida» foi alvo de um remake norte-americano e deu ainda origem a uma série de televisão. Entretanto, o realizador do primeiro filme, Miike, terá concluido mais uma vintena de filmes.
Especificações técnicas e conteúdos dos DVDs:
DVD1: UMA CHAMADA PERDIDA
OPÇÕES ESPECIAIS | Selecção por Capítulos · Entrevistas
ÁUDIO Japonês 2.0 | LEGENDAS Português
DURAÇÃO APROXIMADA 110 MIN + EXTRAS· M/16 Anos
DVD2: UMA CHAMADA PERDIDA - A Maldição da Mina
OPÇÕES ESPECIAIS | Selecção por Capítulos · Trailer · Teasers · Spots TV · Videoclip · Fotos · Gomu: Um sonho
ÁUDIO Japonês 5.1 | LEGENDAS Português
DURAÇÃO APROXIMADA 101 MIN + EXTRAS· M/16 Anos
DVD3: UMA CHAMADA PERDIDA - A Vingança
OPÇÕES ESPECIAIS | Selecção por Capítulos · Trailer · Fotos · Ficha Técnica · Ficha Artística · Ovo da Páscoa
ÁUDIO Japonês 5.1 | LEGENDAS Português
DURAÇÃO APROXIMADA 100 MIN + EXTRAS· M/16 Anos
«Uma Chamada Perdida – A Vingança» (sinopse do distribuidor): A tímida e introvertida Asuka é humilhada sem piedade pelos seus companheiros de instituto. Quando estes empreendem uma viagem de fim de curso à Coreia do Sul, Asuka planeia a sua vingança enviando-lhes uma maldição. Uma das raparigas recebe um MMS no seu telemóvel com um aterrorizante tom musical e uma imagem da sua própria morte, advertindo-lhe que se reenvia a mensagem a um companheiro, a sua vida será poupada. Quando descobrem que a advertência é real, os estudantes apressam-se em reenviar as mensagens, iniciando uma luta mortal pela sobrevivência… com os seus telemóveis.
O DVD de «Uma Chamada Perdida – A Vingança» tem as mesmas características do incluído na caixa da trilogia.
Site Notro Films
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Gachi Boy e Mad Detective vencem FEFF 10 |
27/4/08 |
A 10ª edição do Far East Film Festival (FEFF) terminou sábado em Udine, num dia onde o destaque foi para a produtora Milkyway, de Johnnie To Kei-fung e Wai Ka-fai. To e Wai estiveram ao centro da mesa do fórum mais participado do festival, acompanhados dos actores Lau Ching-wan, Lam Suet e Kelly Lin.
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De cima para baixo: o Teatro Nuovo Giovanni da Udine, local onde se realiza o FEFF, Kelly Lin e Johnnie To, entrega do prémio Black Dragon a «Mad Detective», de To e Wai Ka-fai. |
«Sparrow», a última obra de To, foi um dos filmes de encerramento, precedendo «Shadow in the Palace», da Coreia do Sul. O realizador de Hong Kong e a sua equipa subiriam ao palco para receber o prémio Black Dragon por «Mad Detective», co-dirigido com Wai Ka-fai, mas o prémio principal foi para o filme japonês «Gachi Boy, Wrestling with a Memory».
O palmarés do FEFF, este ano dominado pelo Japão, resulta da votação da audiência. Este ano foi criado o Black Dragon Award, para o qual votaram os cerca de 130 acreditados Black Dragon (uma modalidade que constitui um suporte ao festival e tem como contrapartida um lugar reservado na sala).
Prémio do Público:
Gachi Boy, Wrestling With A Memory
KOIZUMI Norihiro, 2008 (Japão)
4,30
Adrift In Tokyo
MIKI Satoshi, 2007 (Japão)
4,18
Fine, Totally Fine
FUJITA Yousuke, 2007 (Japão)
4,17
Prémio Black Dragon:
Mad Detective
Johnnie TO & WAI Ka Fai, 2007 (Hong Kong)
4,31
Fine, Totally Fine
FUJITA Yousuke, 2007 (Japão)
4,30
Crows - Episode 0
MIIKE Takashi, 2007 (Japão)
4,22
Site oficial FEFF
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Udine, o Festival que Não Quer Crescer |
14/4/08 |
O Far East Film Festival (FEFF) de Udine arranca na próxima sexta-feira com a primeira exibição fora da Ásia de «L Change the WorLd», o "spin-of" da popular série «Death Note». Nakata Hideo, o realizador de «L» é convidado especial do festival e o seu «Kaidan» inaugura o Horror Day.
A edição do 10º aniversário do FEFF apresentará 62 filmes, oriundos de 11 países ou territórios: Hong Kong, China, Japão, Coreia do Sul, Filipinas, Tailândia, Singapura, Taiwan, Malásia, Vietname e Indonésia.
Johnnie To Kei-fung e Pang Ho-cheung voltam a estar presentes em Udine, numa edição que vai ter um foco sobre a obra do jovem cineasta japonês Miki Satoshi, do qual serão apresentados três filmes. Haverá também uma mini-retrospectiva do realizador sul-coreano Shin Sang-ok (falecido em 2006), constituida por quatro das suas obras dos anos 50.
Este ano a Tailândia destaca-se por dominar o Horror Day, com três filmes. Da Coreia vem também um punhado de filmes fortes, na área do thriller e do terror, como o recente sucesso comercial «The Guard Post», «Our Town» ou «Shadows in the Palace». Num registo mais melo, há também espaço para «Happiness», de Heo Jin-ho, ou «Forever the Moment», de Yim Sun-rye, um drama desportivo com Moon So-ri.
Outros títulos incluem «The Assembly» (épico de guerra de Feng Xiaogang), «The Detective» (thriller de acção de Oxide Pang), «The Empress and the Warriors» (wuxia de Ching Siu-tung) ou «Crows – Episode 0» (de Miike Takashi).
Entre os cerca de 50 convidados vão estar Johnnie To, Wai Ka-fai, Lau Ching-wan, Lam Suet, Nakata Hideo, Miki Satoshi, Yamazaki Takashi e Im Sang-su.
O FEFF, que assume a síndrome de Peter Pan, mantém a mesma estrutura básica de anos anteriores, com as projecções concentradas numa só sala (de 1500 lugares), com sete ou oito sessões por dia, e um encontro com cineastas ao final da tarde.
O festival encerra com «Shadows in the Palace», seguido do primeiro concerto europeu da banda japonesa de garage rock Detroit7.
Site oficial FEFF
FEFF 6 (texto Cinedie)
FEFF 7 (texto Cinedie)
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Uma Chamada Perdida 3 no Fantasporto |
28/2/08 |
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«Uma Chamada Perdida – A Vingança» («Chakushin Ari Final»), de Asou Manabu, o último filme da trilogia que arrancou com a assinatura de Miike Takashi, e que teve a estreia em Portugal, irá ser apresentado no dia 1 de Março no Festival Internacional de Cinema do Porto, também conhecido por Fantasporto.
O filme, que já foi adaptado para série de TV e vítima de recente remake norte-americano, é distribuido pela Notro Films, que inclui no seu catálogo várias produções de origem asiática, como «The Host – A Criatura» (que passou pelas salas portuguesas e já está disponível no mercado DVD), «Hana», de Kore'eda Hirokazu (Fantasporto 2007), e «Big Bang Love», de Miike (IndieLisboa 2007),
Outros filmes do mesmo distribuidor que estrearão no referido festival do norte do país – um dos maiores de Portugal – são «Dark Corners», de Ray Gower, um filme de terror com Tora Birch, que será projectado a 3 de Março, e «O Enigma de Fermat» («La Habitación de Fermat»), apresentado no dia seguinte. Este último, produção espanhola, com direcção de Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña, passou por Sitges em Outubro de 2007.
Notro Films
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10º Aniversário FEFF Udine |
28/2/08 |
Entre 18 e 26 de Abril, o cinema popular do Extremo Oriente volta a Udine na edição que comemora o 10º aniversário do Far East Film Festival. Irão ser exibidas cerca de 60 longas-metragens em duas salas. A organização destaca filmes novos de dois habitués do FEFF: Johnnie To e Pang Ho-cheung.
O festival, que em 2007 teve cerca de 50 mil espectadores, irá apresentar uma mini-retrospectiva do cineasta coreano Shin Sang-ok, referido como “o Orson Welles do cinema asiático”. Shin faleceu em 2006 aos 79 anos, e ficou célebre internacionalmente por ter sido raptado por Kim Jeong-il e levado para a Coreia do Norte. O realizador viveu no país, na altura dirigido por Kim Il-seong, durante oito anos, dirigindo filmes ao gosto de Kim Jeong-il - o mais conhecido dos quais é o filme de monstros «Pulgasary» (1986) -, até conseguir fugir com a mulher, a actriz Choi Eun-hui, igualmente captiva do regime. A filmografia de Shin [Sin] Sang-ok inclui mais de 70 entradas.
Site oficial FEFF
FEFF 6 (texto Cinedie)
FEFF 7 (texto Cinedie)
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Johnnie To no IndieLisboa |
28/2/08 |
A quinta edição do IndieLisboa, Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa, realiza-se entre 24 de Abril e 4 de Maio na capital portuguesa. As salas este ano são o Fórum Lisboa, o Teatro Maria Matos, os Cinemas Londres e São Jorge.
O festival irá abrir com a antestreia de «My Blueberry Nights», de Wong Kar-wai, e terá como Heróis Independentes o cineasta de Hong Kong Johnnie To Kei-fung, o espanhol José Luís Guerin e o Novo Cinema Romeno. To e Guerin estarão em Lisboa.
Site oficial IndieLisboa
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DVD: The Host e Uma Chamada Perdida 2 |
27/12/07 |
A Notro Films vai lançar em Portugal, no início de 2008, os DVDs dos filmes «The Host – A Criatura», de Bong Jun-ho, e «Uma Chamada Perdida – A Maldição da Mina», de Tsukamoto Renpei, sequela ao original de Miike Takashi. Foi produzido um terceiro filme a encerrar (?) a série, em 2006 – «Uma Chamada Perdida Final» –, que faz também parte do catálogo deste distribuidor.
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O filme coreano «The Host», o número um das bilheteiras no seu país de origem, estreou em Portugal em Agosto de 2007 e esteve em exibição durante cerca de um mês. «Uma Chamada Perdida 2» é um lançamento directo para vídeo, tendo sido exibido na edição de 2006 do Fantasporto [vd. texto]. O filme original estreou em Portugal em Setembro de 2005.
Os dois filmes estarão disponíveis para aluguer em Janeiro e em venda directa no mês seguinte.
Segue-se sinopse e informação do distribuidor.
Uma Chamada Perdida – A Maldição da Mina
Sinopse: Kyoto dá aulas a um grupo de crianças num infantário. Um dia decide surpreender Naoto, o seu namorado, passando pelo restaurante em que ele trabalha. Assim que lá chega, uma melodia inquietante e familiar soa no seu telemóvel. A chamada traz consigo um grito de terror, pressagiando a morte… o inevitável fim. O horror aparece na sua forma mais truculenta. Naoto e Kyoko sofrem de uma maldição. Ambos unem forças para descobrir a chave do mistério, investigando o espantoso tormento sofrido por uma menina.
Opções especiais: Selecção por Capítulos · Trailers Originais · Spots TV · Vídeo Musical · Galeria de Fotos · Gomu: o sonho
V.O. Japonês 5.1 legendado em Português. M/16.
The Host – A Criatura
Sinopse: Os habitantes de Seul observam surpresos à plena luz do dia um estranho objecto pendurado na ponte do rio Han. Na realidade, trata-se de uma monstruosa criatura mutante, que ao despertar começa a atacar as pessoas em seu redor. Um dono de quiosque à beira-rio contempla horrorizado a captura de sua filha pelas garras do monstro. Enquanto o exército se empenha em caçar a criatura, este homem simples de muita coragem e a sua família decidem empreender uma caçada por sua própria conta, na esperança da sobrevivência da miúda.
Opções especiais: Selecção por Capítulos · Trailer · Cenas Cortadas · Enganos · Storyboard · Vestindo a Criatura · A família de Hyun-Seo
V.O. Coreano 5.1 legendado em Português. 16:9 LB, M/12 Anos. 114 min + 57 min de extras
Notro Films
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A Nova Geração de Artistas Japoneses de Animação
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8/11/07 |
Com a organização da Embaixada do Japão em Portugal e da Japan Foundation, a Professora Suyama Kei esteve em Portugal para uma conferência subordinada ao tema “A Animação no Japão – Nova Geração de Artistas Japoneses de Anime”. O evento realizou-se em Coimbra, Lisboa e Aveiro, nos dias 7, 8 e 9 de Novembro.
Na capital, o local escolhido foi o Anfiteatro II da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um espaço de média dimensão que esteve praticamente cheio, com uma audiência maioritariamente jovem, onde se registavam fãs de anime e estudantes de língua japonesa.
A Professora Suyama lecciona História, Teoria e Técnicas de Produção de Animação na Faculdade de Belas Artes, Departamento de Animação, da Universidade de Tokyo Kogei – a primeira universidade japonesa a ter um curso dedicado à animação. A conferência durou quase duas horas, dividindo-se em três partes distintas: produção recente de longas-metragens, trabalhos de escola e perguntas da assistência.
A apresentação de alguns dos mais notáveis trabalhos de animação dos últimos anos visava reflectir a actual tendência da animação nipónica. Foram exibidos trailers, a que se seguiu o comentário e a contextualização do trabalho dos realizadores.
Os cinco filmes escolhidos foram «Paprika», de Kon Satoshi, «The Girl who Leapt Through Time» («Toki wo Kakeru Shojo»), de Hosoda Mamoru, «5 Centimetres per Second» («Byousoku 5 Senchimeetoru»), de Shinkai Makoto, «Mindgame», de Yuasa Masaaki, e «Tekkonkinkreet», de Michael Arias
Suyama referiu o facto de «Paprika» e «Tekkonkinkreet» já terem tido alguma exposição em Portugal, mas manifestou o desejo de que mais pessoas pudessem aceder a estes filmes. O primeiro foi exibido em festivais (Fantasporto e Monstra) e encontram-se ambos disponíveis no nosso mercado de vídeo, pela Sony (o segundo, aparentemente apenas em aluguer, recebeu o título «Tekkonkinkreet – A Cidade do Tesouro»).
Depois de distinguir algumas longas de produção recente e de referir, en passant, nomes de três realizadores japoneses populares internacionalmente – Miyazaki Hayao, Otomo Katsuhiro e Oshii Mamoru – Suyama prosseguiu para a apresentação de meia dúzia de curtas-metragens produzidas em universidades, de onde sairão muitos dos novos talentos que se irão revelar nos próximos anos. Alguns dos realizadores dos títulos apresentados (em 2007) estão já a trabalhar profissionalmente.
As curtas-metragens seleccionadas, algumas dirigidas por alunos de Suyama, foram apresentadas no ICAF, Inter-College Animation Festival, onde os estudantes têm a oportunidade de mostrar os seus trabalhos a uma audiência alargada e de, eventualmente, conseguirem chamar a atenção de produtores ou estúdios.
A qualidade média dos filmes, no plano técnico e formal, foi elevada, não chocando vê-los em competições “profissionais” de festivais de animação – descontando alguma “ingenuidade experimental”, que é, em certa medida, responsável por muita da energia e frescura destas obras. As técnicas variavam da mais crua animação 2D com traço preto sobre fundo, até às utilizações mais sofisticadas de 3D e técnicas mistas. O que tem de ser salientado, no entanto, é a coerência estética. Os filmes são normalmente realizados durante o período de um ano e os alunos usufruem de todas as condições materiais disponibilizadas pelas universidades.
A conferência terminou com a Professora Suyama a responder a perguntas da audiência, sobretudo sobre o ensino de animação e a produção das curtas-metragens apresentadas, mas também sobre o estado da indústria local.
Consulte também as notas sobre a conferência de Coimbra, por Fernando Ferreira, no site Club Otaku.
Embaixada do Japão
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Palmarés Sitges 2007 |
14/10/07 |
A sessão de encerramento da edição comemorativa do Festival Internacional de Cinema da Catalunha realizou-se no passado dia 13, sábado. Os premiados foram anunciados na manhã do mesmo dia, em conferência de imprensa, pelo director Angél Sala.
Enquanto é preparada uma análise, que englobará mais de trinta títulos visionados durante o festival, publicamos a lista completa de premiados.
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O Auditori do Hotel Meliá Sitges, com uma capacidade de 1384 lugares é a sala principal do festival. |
OFICIAL FANTÀSTIC
Júri: Zoë Bell, Ruggero Deodato, Mark Palansky, Casimiro Torreiro, Eloy Azorín
Melhor Filme
«The Fall» (Índia/RU/EUA), Tarsem Singh
Melhor Realizador
Jaume Balagueró e Paco Plaza, «[REC]» (Espanha)
Melhor Actriz
Manuela Velasco, «[REC]»
Melhor Actor
Sam Rockwell, «Joshua» (EUA)
Melhor Argumento
Chung Seo-kyung e Park Chan-wook, «I’m a Cyborg but that’s OK» (Coreia do Sul)
Melhor Fotografia
Kurita Toyomichi, «Sukiyaki Western Django» (Japão)
Melhor Design de Produção
Sasaki Takashi, «Sukiyaki Western Django»
Melhor Efeitos de Maquilhagem
«À L'Intérieur» (França)
Melhores Efeitos Especiais
«Mushishi» (Japão)
Melhor Banda Sonora Original
Haishima Kuniaki, «Mushishi»
Melhor Curta-Metragem
«Saliva» (Brasil), Esmir Filho
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«The Fall», de Tarsem Singh, o Grande Prémio da Secção Oficial Fantàstic. |
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«[REC]», da dupla Balagueró/Plaza: prémios para Melhor Realização, Melhor Actriz, Menção Especial do júri Méliès de Prata, Prémio do Público e Prémio da Crítica. |
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«A L'Interieur» ganhou Melhores Efeitos de Maquilhagem, Melhor Filme Fantàstic Carnet Jove, Prémio Citizen Kane e o Méliès de Prata, tornando-o candidato a Melhor Filme Fantástico Europeu. (Na imagem: Alyson Paradis) |
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Odagiri Jo, em «Mushishi», de Otomo: Melhores Efeitos Especiais e Melhor BSO. |
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«Sukiyaki Western Django», de Miike: Melhor Fotografia e Design de Produção. |
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«AAChi & SSipak», vencedor da secção Anima't. |
CARNET JOVE JURY
Carles Matamoros, Néstor Fernández, Aleix Ortuño, Toni Junyent, Mar Canet
Melhor Filme FANTÀSTIC
«À L'Intérieur», Julien Maury e Alexandre Bustillo
Melhor Filme MIDNIGHT X-TREME
«Jack Brooks: Monster Slayer» (Canadá), Jon Knautz
NOVES VISIONS SEAT
Júri: Paz Gómez, Roland Reber, José Tito Martínez
Melhor Filme
«Zoo» (EUA), Robinson Devor
Menção Especial
«It’s fine, Everything Is Fine» (EUA), Crispin Hellion Glover e David Brothers
NOVA AUTORIA PRÉMIO SGAE
(filmes provenientes de escolas de cinema da Catalunha)
Melhor Realizador
«Lizania», apresentado pela Universitat Ramón Llull, Marta Palacín and Elisabet Sort
Melhor Argumento
«OP. 1207-x», apresentado pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB), Juliâo Luciana
Melhor Banda Sonora Original
«Vestido Nuevo», apresentado por ESCAC-Escàndalo Films, Roger Padilla
ORIENT EXPRESS - CASA ÀSIA
Júri: Lorenzo Bertucci, Mário Dorminski, Jesús Antonio López
Melhor Filme
«Dororo» (Japão), Akihiko Shiota
Menção Especial
«Mad Detective» (Hong Kong), Johnnie To
ANIMA'T – Gertie Award
Júri: Manuel Bartual, Gaelle Denis, Rosa Pera
Melhor Filme de Animação
«AAchi & Ssipak» (Coreia do Sul), Joe Bum-jin
Menção Especial
«Tekkonkinkreet» (Japão), Michael Arias
Melhor Curta-Metragem de Animação
«The Pearce Sisters» (RU), Luis Cook
BRIGADOON Paul Naschy
Júri: Josefina Blaya, Marc Benabé, Héctor García
Melhor Curta-Metragem
«Brico Killer» (Espanha), Adrián Cardona
MÉLIÈS DE PRATA
Júri: Rodrigo Cortés, Marta Figueras, David Pizarro
Méliès de Prata para o Melhor Filme Europeu
«À l’Intérieur», Julien Maury e Alexandre Bustillo
Menção Especial, “por tornar realidade a nossa fantasia, permitindo-nos ver morrer ao vivo um apresentador de TV irritante”
«[REC]», Jaume Balagueró e Paco Plaza
Méliès de Prata para a Melhor Curta-Metragem Europeia
«Die Grosse Wekstatt» (Alemanha), Uwe Nagel
OUTROS PRÉMIOS
Prémio do Público El Periódio de Catalunya – Melhor Filme
«[REC]», Jaume Balagueró e Paco Plaza
Prémio da Crítica
Júri: Stephan Ivancic, Imma Merino, Marcus Kenschnigg, Desiree de Fez, Ferran Auberni
Prémio da Crítica Jose Luis Guarner
«[REC]», de Jaume Balagueró e Paco Plaza, por unanimidade
Menção Especial
George Ratliff, «Joshua»,
“Pela forma subtil como exprime o medo na vida do quotidiano actual”
Prémio Citizen Kane para realizador emergente
Julien Maury e Alexandre Bustillo, «À l’Intérieur»
Site oficial Sitges
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Alinhamento Sitges 2007 |
14/9/07 |
O Festival Internacional de Cinema da Catalunha de Sitges anunciou dia 13 a programação para a edição do quadragésimo aniversário. Na secção principal, tradicionalmente dedicada ao cinema fantástico, estarão 22 longas-metragens e 15 curtas, provenientes da Europa, América, Oceania e Ásia. O festival decorre entre 4 e 14 de Outubro.
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Kimura Yoshino em «Sukiyaki Western Django», de Miike Takashi |
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Im Su-jeong, em «I'm a Cyborg, but That's OK», de Park Chan-uk. |
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«Tales from Earthsea», de Miyazaki Goro. |
A selecção principal (Fantàstic) inclui o muito esperado «Sukiyaki Western Django», de Miike Takashi, apresentado recentemente em Veneza e na Midnight Madness de Toronto, bem como «I'm a Cyborg, but that's OK», o último de Park Chan-uk. Do Japão, consta da lista ainda a comédia de super-heróis «Dainipponjin», de Matsumoto Hitoshi (outra Midnight Madness do TIFF), e «Mushishi», de Otomo Katsuhiro – imagem real, mas baseado em manga. Fora da Ásia, fazem-se notar os nomes de Alexandre Bustillo, Rob Zombie (com o remake de «Halloween») ou Stuart Gordon.
A secção Orient Express é constituída por 13 títulos, da China (Hong Kong, RPC e Taiwan), Japão e Coreia do Sul, além de um documentário do francês Yves Montmayeur, «Hong Kong Film Noir», de quem vimos «Electric Yakuza Go to Hell!», sobre Miike, há uma semana, no MOTELx em Lisboa. Do Japão há apenas um filme, «Dororo», de Shiota Akihiko, adaptado de uma manga de Tezuka Osamu, além da co-produção «Battle of Wits» (China/Japão/Hong Kong/Coreia do Sul). Da Coreia, são quatro os filmes, incluindo «The City of Violence» e «Restless». «Triangle» (Hong Kong), de Johnnie To, Tsui Hark e Ringo Lam, e «Blood Brothers» (Taiwan/China/Hong Kong), de Alexi Tan, são outras das entradas desta secção.
A destacar também a rica selecção de longas-metragens de animação. A Anima't apresenta dez obras, incluindo quatro japonesas e duas coreanas. Os filmes japoneses são «Brave Story», «Tales from Earthsea», «Tekkonkinkreet» e «Vexille». Da Coreia será possível ver «AAchi & SSipak» (Fantasporto 2007) e «Yobi, the Five Tailed Fox» (comentado na revista “Hype”, que chegou às bancas em Setembro). Os restantes quatro filmes desta selecção são dos EUA, Noruega/Reino Unido e Espanha.
Os novos filmes de Johnnie To Kei-fung («Mad Detective»), Kitano Takeshi («Glory to the Filmmaker!») e da dupla Andrew Lau/Alan Mak («Confession of Pain») estão integrados na secção Oficial Premiere, onde se encontram também «Cassandra's Dream», de Woody Allen ou «Redacted», de Brian de Palma.
As restantes secções de Sitges são Noves Visiones, Midnight X-Treme, Mondo Macabro, American Gothic, Europa Imaginària, Seven Chances (onde se incluem os dois vencedores do IndieLisboa 2007, «El Amarillo» e «Love Conquers All»), além de um conjunto de obras agrupadas sob a epígrafe de Sessões Especiais, incluindo a versão original de «Grindhouse», de Rodríguez e Tarantino, e cinco episódios “Masters of Horror” (três dos quais vistos no MOTELx).
Oficial Fantàstic llargs
«À l'Intérieur», Julien Maury, Alexandre Bustillo (França)
«Dainipponjin», Matsumoto Hitoshi (Japão)
«El rey de la Montaña», Gonzalo López-Gallego (Espanha)
«First Snow», Mark Fergus (EUA/Alemanha)
«Frontiere(s)», Xavier Gens (França)
«Halloween», Rob Zombie (EUA)
«I'm a Cyborg, but That's OK», Park, Chan-uk (Coreia do Sul)
«Joshua», George Ratliff (EUA)
«La Habitación de Fermat», Luis Piedrahita, Rodrigo Sopeña (Espanha)
«Los Cronocrímenes», Nacho Vigalondo (Espanha)
«Mushishi», Otomo Katsuhiro (Japão)
«Rec», Jaume Balaguero e Paco Plaza (Espanha)
«Rogue», Greg McLean (Austrália)
«Slipstream», Anthony Hopkins (EUA)
«Stuck», Stuart Gordon (Canada)
«Sukiyaki Western Django», Miike Takashi (Japão)
«Teeth», Mitchell Lichtenstein (EUA)
«The Devil's Chair», Adam Mason (Reino Unido)
«The Fall», Tarsem Singh (EUA, Reino Unido, Índia)
«The Nines», John August (EUA)
«The Signal» David Bruckner, Jacob Gentry e Dan Bush (EUA)
«Waz», Tom Shankland (Reino Unido/EUA)
Orient Express
«14 Amazons», Gang Cheng (Hong Kong)
«A Battle of Wits», Jacob Cheung Chi-Leung (China/Japão/Hong Kong/Coreia do Sul)
«Black House», Shin Terra (Coreia do Sul)
«Blood Brothers», Alexi Tan (Taiwan/China/Hong Kong)
«Dororo», Shiota Akihiko (Japão)
«Eye in the Sky» Yau Nai-hoy (Hong Kong)
«Flash Point», Wilson Yip (Hong Kong/China)
«Hong Kong Film Noir», Yves Montmayeur (França)
«Invisible Target», Benny Chan (Hong Kong/China)
«Tazza: The High Rollers» Choi Dong-hun (Coreia do Sul)
«The City of Violence» Ryu Seung-wan (Coreia do Sul)
«The Restless», Cho Dong-oh (Coreia do Sul)
«Triangle», Johnnie To, Tsui Hark e Ringo Lam (Hong Kong)
Anima't llargs
«AAchi & SSipak», Jo Beom-jin (Coreia do Sul)
«Aqua Teen Hunger Force Colon Movie Film for Theaters», Matt Maiellaro e Dave Willis (EUA)
«Brave Story», Chigira Kôichi (Japão)
«Free Jimmy», Christopher Nielsen (Noruega/Reino Unido)
«La Crisis Carnívora», Pedro Rivero (Espanha)
«Tales from Earthsea», Miyazaki Goro (Japão)
«Tekkonkinkreet», Michael Arias (Japão)
«Nocturna», Adrià García e Víctor Maldonado (Espanha)
«Vexille», Sori Fumihiko (Japão)
«Yobi, the Five-Tailed Fox», Lee Seong-gang (Coreia do Sul)
Alinhamento completo (pdf)
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