|
Udine 2005
Exposições
|
|
Paralelamente à exibição de filmes e ao concerto de Afrirampo, o FEFF 7 programou quatro exposições, que podiam ser visitadas durante o festival: “Fame Frame Flame” (mostra fotográfica de Jupiter Wong), no Teatro Nuovo, “Mangashi: Il Fumetto in Giaponne — de Toba Sojo a Internet”, na sala de exposições do Teatro Visionario, “La Perfect Lama” (armas japonesas e indonésias), no Castelo de Udine, e “Nord East — Far East, Friuli is Looking East” (visões do Oriente, em trabalhos de artistas italianos) na Sala Circular do Visionario. Todas patentes entre 22 e 29 de Abril, excepto “La Perfect Lama”, que poderia ser visitada de 15 de Abril a 15 de Maio.
Visitámos as duas que se encontravam nas salas onde se projectavam filmes, isto é no Teatro Nuovo Giovanni da Udine e no Visionario. As outras duas ficaram para mais tarde, mas acabou por ser impossível encontrar disponibilidade para tal..
|
|
A exposição de Jupiter Wong foi organizada com o apoio do Hong Kong Film Archive, replicando uma mostra efectuada na ex-colónia britânica, a que Wong adicionou mais uma dúzia de fotografias, especialmente para serem apresentadas em Udine. As imagens, nos bastidores do cinema de Hong Kong, mas também de alguns filmes da República Popular da China, correspondem a um período entre 1998 e 2005, paralelo à realização do Far East Film. As fotografias encontravam-se expostas em dois pisos do Teatro Nuovo, prenchendo-se também um curioso túnel vermelho, montado por forma a estabelecer uma fronteira entre o stand de merchandising e o bar, com dezenas de cópias em formato pequeno a ocuparem as paredes. O festival vendia o livro editado pelo Hong Kong Film Archive, com 285 fotos a cores e algumas a preto e branco.
A exposição “Mangashi — The Cartoon in Japan from Toba Sojo to Internet” foi organizada em colaboração com o Comicon de Nápoles — cuja 7ª edição se realizou em Março de 2005 — e ilustra as origens da manga, desde representações gráficas de finais do Século XIX até aos tempos modernos. Havia um catálogo à venda, mas apenas em italiano. A última imagem, abaixo, pode ser ampliada.
3/05/2005
|
|