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Siu Ngo Gong Woo Ji Dung Fong Bat Baai/Swordsman II
笑傲江湖II之東方不敗 (xiào ào jiāng hú II zhī dōng fāng bù bài)
Realizado por Ching Siu-tung
Hong Kong, 1992 Cor – 108 min.
Com: Jet Li Lianjie, Brigitte Lin Ching-hsia, Rosamund Kwan Chi-lam, Michelle Reis [Lee Ka-yan], Fennie Yuen Kit-ying, Yang Yee-kwan, Waise Lee Chi-hung, Chin Kar-lok
géneros: drama comédia romance wuxia artes-marciais
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| DVD Mei Ah (Hong Kong).
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Na Dinastia Ming, 22º ano do reinado do Imperador Sun, a guerra entre generais japoneses leva um grupo a esconder-se no sul da China, onde planeiam a rebelião. O líder da Seita Sol-Lua, Wu é derrubado pelo irmão, Fong, autoproclamado Ásia Invencível. Fong une-se a um grupo de renegados japoneses para cumprir o seu objectivo de domínio da China, planeando fazê-lo com o auxílio dos poderes místicos revelados num texto chamado "Pergaminho Sagrado". A obtenção desses poderes tem, no entanto, um preço a pagar - a castração - e Fong transforma-se gradualmente numa mulher. Entretanto, Ling (Li) reune-se com os seus companheiros, planeando em conjunto retirarem-se do mundo das Artes Marciais. Antes que tal seja possível, vão encontrar-se com Ying (Kwan), filha de Wu, supostamente aprisionado por Fong, que Ling irá conhecer sem saber que se trata do seu inimigo.
Um dos melhores trabalhos realizados por Ching Siu-Tung e produzidos por Tsui Hark, a dupla responsável pela trilogia de «A Chinese Ghost Story», «Swordsman II», apesar da história que pode parecer confusa num primeiro visionamento, possui um elenco memorável – completamente novo em relação ao filme original, cujo visionamento não é essencial para a compreensão deste -, com destaque óbvio para os protagonistas Li e Lin, um excelente ritmo e cenas de acção de suspender a respiração, concretizadas através de efeitos tão imaginativos quanto "low-budget". A violência representada vai do cartoonesco, como quando pessoas e cavalos são cortados ao meio por golpes de energia (o resultado é o menos sangrento que se podia imaginar), ao grotesco, quando de um corpo jorra, em segundos, mais sangue do que alguma vez poderia conter.
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Fong abraça a sua condição feminina.
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A acção é estilizada e com forte recurso a "wirework", meios requeridos para ilustrar as capacidades de combate e os estilos diversos dos vários guerreiros, que incluem poderes sobrenaturais. Um personagem consegue absorver a energia dos seus oponentes, sugando literalmente os seus corpos, com as palmas da mão. Os guerreiros japoneses movimentam-se, voando, sobre pás giratórias, e emanam golpes energéticos letais, a partir das suas espadas. Neste filme, os vôos constituem os efeitos mais simples.
A intriga política desenvolve-se com relativa mestria, apesar de relegada para segundo plano, pela rapidez quase esquizofrénica com que se apresentam as cenas de acção. À medida que a narrativa se desenvolve, percebemos que os líderes das diversas facções mal se distinguem uns dos outros, ficando a pureza de sentimentos e a integridade moral guardada para os secundários e para os que são destruidos impiedosamente pelo desejo incontrolável de poder dos outros.
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Exemplos da acção "wuxia" de «Swordsman II».
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Uma das coisas que não funciona em pleno, na complexa estrutura de personagens, é a inflacção de interesses românticos do personagem de Jet Li; nada menos do que três, sendo Reis um nadinha irritante, num género de papel que não se afasta muito do de «A Chinese Ghost Story II»: "comic relief" por um lado, a desgraçadinha infeliz por ser a segunda preferência do protagonista (no referido filme concorria com Joey Wong Cho-Yin pela atenção de Leslie Cheung Kwok-Wing), por outro. A tensão libertada no confronto final poderia resultar melhor havendo uma focagem mais centrada, um desenvolvimento mais aprimorado, entre a relação âmbigua de Fong e Ling.
Lin Ching-Hsia está deslumbrante uma vez mais, num papel mais complexo do que se poderia supôr, em conflito entre "amor e glória". O relacionamento de Ásia, a Invencível com Ling é problemático, no mínimo. Ele não tem falta de pretendentes, como a "irmã" mais nova (Michele Reis/Lee, de ascendência mista portuguesa e chinesa, vista nas nossas salas em «Fallen Angels», de Wong Ka-Wai) e Ying, mas o destino vai ligá-lo precisamente ao seu inimigo, não podendo imaginar que este assumia as feições de uma mulher. Fong transmuta-se em busca do poder cego, não prevendo a transformação da sua sensibilidade e a possibilidade de se apaixonar por um homem, para desgosto da amante, CiCi, que há muito se perguntava porque é que não dormiam juntos.
| Os ex-aliados de Ásia Invencível.
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A confusão de géneros é frequente no cinema chinês e o tema não é recente, mas «Swordsman II» é um dos mais importantes filmes onde este tópico se explora. O sucesso levou à produção de «East is Red/Dung Fong Bat Baai 2: Fung Wan Joi Hei», no ano seguinte, com o único fundamento de dar maior destaque ao personagem de Ásia, a Invencível, que, como não podia deixar de ser, é novamente interpretado por Lin Ching-Hsia, agora acompanhada por Joey Wong Cho-Yin, célebre pelo papel principal em «A Chinese Ghost Story/Sin Nui Yau Wan».
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O DVD de Hong Kong (Mei Ah, R0) tem uma imagem aceitável, para a época em que saiu. Som Dolby 5.1 (muito mau) e pista mono original alternativa. Sairam outras edições que usam o mesmo master. A legendagem é muito pior do que a existente na película original (presente, por exemplo, no VHS Australiano, Chinatown Video), prejudicando alguns momentos mais dramáticos.
publicado online em 02/07/00
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