«Double Vision»: Breve comparação entre versões

Aviso: Spoilers. Recomenda-se que não leia este texto antes do visionamento do filme. Se entrou nesta página directamente, sugere-se, em alternativa, a leitura do comentário a «Double Vision».

Esta não é uma comparação exaustiva, pois não se visionou toda a extensão da versão mais curta. No entanto, as alterações mais relevantes estarão aqui referidas.

A versão R remove as cenas mais violentas no conflito entre a seita religiosa e a polícia, começando, logo no início, com uma montagem milimétrica que remove uma decapitação e o corte de uma perna. Ao longo da luta, aligeiram-se imensas cenas violentas ou que tornem a atmosfera mais pesada, como personagens em sofrimento ou banhadas em sangue. Há inclusive a “limpeza” digital de um jacto de sangue [2]. Há cortes noutras ocasiões, como o close up dos intestinos do padre, numa cena anterior. É curioso que a versão R use uma cena algo violenta, no rescaldo do confronto no templo — um travelling sobre os cadáveres, sobreviventes e moribundos — que não foi usada na versão integral. Por outro lado, remove completamente o duelo entre os dois líderes e os últimos polícias, onde existe mais um elaborado efeito gore — uma fatia de cabeça projectada pelos ares [1].

A alteração mais curiosa — porque não se trata de um corte para remover violência e permitir a classificação etária “aceitável” — prende-se com a utilização de um texto final diferente. O final da versão unrated apresenta várias linhas de texto, mas na versão R, talvez porque se pretendesse o filme o mais ligeiro possível e se quissesse reduzir ao mínimo o esforço de leitura e de interpretação da audiência, usa-se apenas uma frase de quatro caracteres ao jeito de frase idiomática (chengyu) [3].

[1] O massacre no templo é severamente cortado na versão Rated. No entanto, o segmento final inclui uma cena que não foi usada na versão integral. Aí, a câmara desce do tecto e, quando chega abaixo, enquadra os dois sacerdotes e o polícia (imagem à direita), precedendo mais uma cena violentíssima. Na versão R, o final do massacre é completamente removido: do tecto (primeira imagem) há uma mistura para o reforço policial a entrar pelas portas do templo, seguido-se um travelling sobre os corpos (imagem à esquerda). Na versão integral, os polícias só entram depois do último conflito sanguinolento e não existe o travelling referido.

[2] Exemplo de censura digital. Note como a remoção do jacto de sangue desfoca e escurece a roupa do indivíduo da esquerda. Passe com o rato por cima das imagens para uma comparação mais eficaz. De alguma forma, o processo parece também ter comprimido verticalmente a imagem.

[3] O texto na versão unrated é assim traduzido:

Love causes sorrow
Love causes fear
Those separated from love
Have no sorrow and no fear

From a stone carving excavated from Jiaochi, China.

(Leitura de cima para baixo e da direita para a esquerda.)

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